Famosos em grande metrópoles mundiais como Nova York e Londres, onde quase fazem parte da paisagem dessas cidades, e começando a ficar comuns pelas ruas da capital mineira, os “food trucks” (caminhão de comida, em português) já ganharam um espaço especial no gosto dos belo-horizontinos.

Diferentes dos bons e velhos trailers de lanches e carrocinhas, os “food trucks” servem pratos mais elaborados pelos chefs que comandam essas cozinhas sobre quatro rodas em versões gourmet de muitas refeições que fazem parte do nosso dia a dia.

Coloridos, modernos, chamativos e bem equipados, esses caminhõezinhos chamam a atenção não somente de adultos, mas também das crianças.

Vários trucks em Belo Horizonte oferecem comidinhas que consideramos típicas da infância e que marcam a fase da nossa primeira idade. Pizzas, brigadeiros, churros, coxinhas, picolés, pão de queijo, sorvetes, sanduíches e por ai vai. É uma infinidade de lanches e de guloseimas nesse cardápio ambulante pelo asfalto.

Em comemoração ao Dia das Crianças, selecionamos seis caminhões de comida que fazem o maior sucesso em BH e que são ótimos programas para se fazer em família. Afinal, quem não gosta de se divertir com uma boa comida?

Para saber onde o food truck da sua preferência vai estar rodando por Belo Horizonte, basta acessar as redes sociais dos caminhões no Instagram ou no Facebook para ter as informações precisas de local e horário

Incluindo o valor do veículo, cozinha e montagem, um food truck custa cerca de R$ 250 mil – mais barato que abrir um restaurante

A moda de vender comida em veículos de quatro rodas mais elaborados chegou ao Brasil em 2012, quando os primeiros food trucks gourmet surgiram na cidade de SP

Só Coxinha

Coxinha


Pensa na coxinha perfeita: crocante por fora, quentinha por dentro e saborosa ao extremo. Assim deve ser servido o salgado mais amado e adorado pelos brasileiros e é assim que o Só Coxinha serve seus quitutes pelas ruas e eventos de food truck na capital mineira. O primeiro caminhão especializado em coxinhas do país - que começou suas atividades em São Paulo - serve o salgado nos sabores de frango, queijo, camarão, nutella e doce de leite. As porções são no copinho pequeno ou grande.
Instagram: @socoxinhasfoodtruckbh

 

Oh My Churros

Churros


Não tem como falar em churros e não lembrar do clássico episódio do Chaves em que o Seu Madruga aparece vendendo essa guloseima no seriado. O tradicional doce espanhol caiu no gosto brasileiro. Nas mãos da turma do Oh My Churros, a massa frita em formato cilíndrico mudou de forma (sendo vendido em formato redondo) e ganhou sabores que vão além do chocolate e doce de leite. Açaí com banana caramelizada, Sensação (morango com coco), e Romeu e Julieta (goiabada com queijo) são alguns.
Instagram: @ohmychurrosbh

 

Dip's Fine Burguer

Burguer


Assim como fazem as crianças, a história do Dip’s Fine Burger começou com uma brincadeira. Felipe Corrêa Borba, vulgo Diphy, designer de profissão e chef por hobby, iniciou sua carreira no seu 1º restaurante em Trancoso (BA) onde resolveu a fazer alguns hambúrgueres artesanais para a família e amigos. Aliando carnes nobres, queijos e temperos da alta gastronomia, a brincadeira virou coisa séria e hoje os lanches do food truck presa pela máxima qualidade e a ausência de conservantes nas carnes.
Instagram: @dipsburger

 

Cadê Meu Brigadeiro?

Brigadeiro

Com mais de 10 sabores, os brigadeiros da Cadê meu Brigadeiro? resgatam memórias da infância com pitadas de ingredientes gourmet utilizando o chocolate belga, considerado o melhor chocolate e mantendo a textura do tradicional brigadeiro nacional! O problema de encontrar com essa Kombi azul pelas ruas de Belo Horizonte é decidir por qual delícia começar. Há também os brigadeiros cremosos para ser devorados de colher e palhas italianas com o melhor do gosto desse ouro negro.
Instagram: @cademeubrigadeiro

 

Paleteria Original

Paleteria

Tem lembrança melhor da infância que aquela de chupar um picolé em um dia de calor escaldante, lambuzando-se todo, ficando com a mão toda melada e sua mãe com a cara fechada? Nova modinha da gastronomia, as paletas mexicanas são aqueles picolés quadradões, grandões, geralmente recheados e artesanais. Os sabores de paletas da Paleteria Original são mais elaborados que os dos picolés tradicionais e podem ser divididos em duas categorias básicas: baseados em leite ou baseados em água.
Instagram: @paleteriaoriginal

 

Minas do Pão de Queijo

Pão de Queijo

O mineiro e o pão de queijo formam uma dupla dinâmica tão conhecida, famosa e harmônica como Batman & Robin, Scooby Doo & Salsicha ou Pink & Cérebro. Assim como é necessário tomar água para sobreviver, o mineiro precisa comer pão de queijo para existir! O mais tradicional e querido quitute das alterosas ganha uma versão mais elaborada neste food truck onde é vendido recheado com hambúrguer, molho de maionese e alho. Para ficar mais mineirinho ainda, tem um com couve o torresmo.
Instagram: @minasdopaodequeijo