Depois de ter sido cancelada em 2014 por falta de verba devido à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura do Serro confirma a realização da 30ª Festa do Queijo para os dias 10 e 11 de outubro.

Nesta edição, além dos shows, acontecerão uma série de atividades e oficinas com o foco na valorização do Patrimônio Cultural Imaterial, o Queijo Artesanal do Serro. Uma atividade que acontece pela primeira vez no festival é o concurso de redação entre estudantes da cidade. O tema abordado será “Queijo do Serro – Nosso Singular Patrimônio”.

Esses eventos estarão disponíveis para o público e serão gratuitos, em horários acessíveis para melhor participação durante os dois dias de evento. Confira a programação em serro.mg.gov.br.

Importância regional

A produção de queijo é uma das principais atividades não apenas do Serro, como também de outros 10 municípios do entorno. Recentemente o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou um estudo na região com o objetivo de levantar dados sobre os produtores e sobre a produção do queijo.

De acordo com o analista de Agronegócio do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro, aproximadamente 750 produtores atuam na região, sendo 117 só na cidade do Serro. Segundo Boscaro, a produção diária da região é de 10 mil queijos, sendo que o Serro é a cidade que mais produz entre os onze municípios, com 2100 unidades por dia, um total de 21% da produção.