Nesta quinta-feira (27), Ziraldo vai receber fãs em sessão de autógrafos em lançamento do seu livro "Meninas" em Belo Horizonte. Evento vai acontecer na Livraria Leitura do BH Shopping, à partir das 18h30. Depois da capital mineira, o autor seguirá pelo país para divulgar a obra em cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Pirenopólis e Fortaleza. 
 
Em "Meninas", Ziraldo aborda a fase mágica da infância das garotas, que vai dos 7 aos 11 anos. “Nessa fase, meninos e meninas são os dois seres mais fantásticos do mundo, porque são fascinantes”, conta Ziraldo. Essa fascinação já apareceu em toda sua exuberância no livro "O Menino Maluquinho", o maior fenômeno editorial do autor, que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares desde seu lançamento em 1980. Agora, ele acredita que repetirá o mesmo êxito com Meninas, sua mais nova criação, lançado pela Editora Melhoramentos.

É o segundo livro do autor que mergulha no universo das meninas e, segundo ele, nasceu da mesma fonte do primeiro, "Menina das Estrelas", lançado em 2007. Tudo começou com a provocação de uma pequena leitora, em uma seção de autógrafos em Vitória (ES). A menina perguntou por que em seus livros, Ziraldo só falava de meninos... “Respondi que era porque menina eu não sei como é que vive, não sei como é que sofre. De menino eu entendo muito mais”, conta o autor.

Mesmo com a explicação, a garota pediu que ele escrevesse um livro sobre meninas. E Ziraldo obedeceu. Começou lendo o que podia sobre meninas. Nessas leituras, em que procurava mergulhar na alma de uma menina de 7 a 8 anos, não faltou o clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll. “Nessa história, Carroll descreve o que chamamos de ‘o eterno feminino’, a vocação do feminino”, explica.

Para auxiliá-lo no projeto, o autor convidou o ilustrador, chargista e músico Renato Aroeira. Na publicação, a missão de Renato foi a de colorir os desenhos de Ziraldo. Em forma de poema, o livro acompanha a transformação da menina em menina-moça. Como sempre, a obra apresenta casamento perfeito entre texto e ilustrações. Nesse último quesito, aliás, vale destacar uma surpresa: em um dos desenhos, a menina assume a caricatura da atriz Tatá Werneck.

ziraldo

"Meninas" - Ziraldo

Serviço 

"Meninas" - Ziraldo 

Local: Livraria leitura, BH Shopping.

Data: 27 de outubro

Horário: 18h30