“Maestro do Caos” é o nome da mostra que tem início hoje, no Cine Humberto Mauro, uma ótima oportunidade para ser apresentado a Quentin Tarantino em sua totalidade. Ele é um dos cineastas mais imitados nos últimos 20 anos e a reunião de seus oito longas-metragens ajudam a identificar os ingredientes constantes em sua obra.

Podem dizer que Tarantino é o maestro de um tema só, ao assinalar a violência, em especial a vingança. O caos surge principalmente em relação à organização, a situações que fogem ao controle, culminando muitas vezes num banho de sangue. “Os Oito Odiados”, seu último filme, parece um grande resumo desse pensamento.

A esse olhar exagerado sobre a violência, ele adiciona muito humor negro, um olhar ácido dirigido à sociedade, referências à cultura pop e absorção de elementos de movimentos e realizadores diversos, de várias épocas do cinema. Para quem é um amante da sétima arte, os filmes de Tarantino são como uma grande aula.

O cineasta começou a ser reconhecido em 1992, com “Cães de Aluguel”, mas a unanimidade internacional veio dois anos depois, com “Pulp Fiction”, ganhador do Festival de Cannes. Seguiram-se trabalhos menores e outros ambiciosos, promovendo leituras particulares sobre a Segunda Guerra e a escravidão.

A mostra de BH, que segue até o dia 30, também vai exibir alguns filmes que o inspiraram, além daqueles em que só atua ou aparece como roteirista. E oferecerá um curso ministrado por Fábio Feldman. Tudo gratuito.

PROGRAMAÇÃO

 

HOJE
15h "O Aniversário Do Meu Melhor Amigo"
17h "Império do Crime"
19h "Cães de Aluguel"
21h "Amor à Queima Roupa"

 

SEXTA
15h "Adrenalina Máxima"
17h "Assassinos por Natureza"
19h "Pulp Fiction: Tempo de Violência"
21h45 "Grande Hotel"

SÁBADO
14h15 "Planeta Terror"
16h "À Prova de Morte"

18h "Jackie Brown"
20h45 "Sin City: A Cidade do Pecado"

DOMINGO
16h "Kill Bill: Volume 1"
18h "Kill Bill: Volume 2"
20h30 "Cães de Aluguel"

SEGUNDA
15h "Os Doze Condenados"
17h30 "Django Livre"
20h30 "Os Oito Odiados"

Enquetes

O Hoje em Dia fez uma enquete na internet para descobrir qual filme do diretor é o preferido dos internautas. Foram oito obras oferecidas para votação. Confira o resultado.

Semifinal 1

Semifinal 2

Final