Lemmy Kilmister, vocalista e baixista da banda Motörhead, morreu nesta segunda-feira (28), aos 70 anos, completados no último dia 24 de dezembro. Segundo o perfil oficial da banda no Facebook, o músico estava em casa e enfrentava uma "curta batalha contra um câncer agressivo", descoberto no último dia 26. A informação foi confirmada nas redes sociais oficias da banda, que divulgou uma mensagem no Facebook

There is no easy way to say this…our mighty, noble friend Lemmy passed away today after a short battle with an extremely...

Posted by Official Motörhead on Segunda, 28 de dezembro de 2015

Confira a trdução livre da mensagem: "Não há uma maneira fácil de dizer isso... Nosso grandioso e nobre amigo Lemmy faleceu hoje depois de uma curta batalha contra um câncer agressivo. Ele descobriu a doença em 26 de dezembro e estava em casa, com a sua família, sentado na frente do seu game favorito do Rainbow, que acabara de ser lançado. Não conseguimos começar a expressar o nosso choque e a nossa tristeza, não existem palavras. Diremos mais nos próximos dias, mas por enquanto, por favor, ouçam Motörhead alto, ouçam Hawkwind, ouçam a música de Lemmy ALTO. Bebam um drink ou mais. Compartilhem histórias. Celebrem a VIDA que esse adorável homem celebrou tão vibrantemente por sim mesmo. ELE GOSTARIA EXATAMENTE DISSO. Ian "Lemmy" Kilmister, 1945 -2015. Nascido para perder, viveu para vencer".

Ozzy Osbourne foi um dos primeiros a comentar a morte de Lemmy - "Perdi um dos meus melhores amigos, Lemmy, hoje. Tristemente sentiremos a sua falta. Ele era um guerreiro e uma lenda. Vejo você no outro lado".

O músico passou por problemas de saúde ao longo do ano todo, tendo interrompido algumas apresentações nos Estados Unidos em sua última turnê. Quando veio ao Brasil, em abril de 2015, Lemmy subiu ao palco em Curitiba e Porto Alegre, mas cancelou sua apresentação no festival Monsters of Rock, em São Paulo - saiba mais.

O Motörhead divulgava Bad Magic, o mais novo disco da banda, que foi lançado em 28 de agosto. Em novembro, o Motörhead perdeu Phil "Animal" Taylor, baterista da formação clássica doo grupo - leia mais.

Ouça uma lista com alguns dos sucessos do Motörhead: