Dezembro é sempre o mês mais rico em termos de lançamentos do mercado fonográfico – tanto em termos de quantidade quanto qualidade. Dessa vez, chegaram às lojas produtos novos e convidativos de Beatles, Queen, Placebo, Caetano Veloso e Gilberto Gil e outros.

O lançamento mais chamativo é "#1" (Universal), dos Beatles. Trata-se de um produto duplo (CD/DVD), uma atualização do lançamento de 2000 com 27 músicas da banda que chegaram ao primeiro lugar das paradas, dessa vez com videoclipes.

O mais interessante do material audiovisual é a possibilidade de conferir a rápida evolução da banda entre 1963 e 1969. Não só houve uma grande transformação estética na música (antes, o iê-iê-iê; no fim, o rock ultrarrefinado de "Hey Jude", "Get Back" e "Let it Be"), como também no perfil dos vídeos. Enquanto havia muitos registros para TV em preto e branco até 1965, depois a banda passou a investir em clipes mais elaborados e coloridos.

Caetano Veloso e Gilberto Gil protagonizam um dos melhores lançamentos do ano. Disponível em DVD e CD duplo, "Dois Amigos, Um Século De Música Ao Vivo" (Sony) é o registro da belíssima turnê que os baianos fizeram este ano. A filmagem, feita em São Paulo, capta muito bem a beleza das músicas e do toque de violão sofisticado dos dois. Impecável e imperdível.

A Universal colocou no mercado o "MTV Unplugged" que o grupo inglês Placebo gravou em agosto – sim, a MTV gringa ainda faz produtos com essa proposta desplugada. O ótimo CD traz 17 faixas, entre músicas do último trabalho da banda, "Loud Like Love", e hits de álbuns anteriores.

Além dos esperados violões, o disco conta com uma presença marcante de violinos e violoncelos. Algumas músicas ficaram bem diferentes das originais, como "Every You Every Me" (com participação da cantora Majke Voss Romme).

Também é novidade o DVD "A Night At The Odeon – Hammersmith 1975", do Queen (Universal). Trata-se de um registro que está longe de ser dos melhores já colocados no mercado sobre a banda, mas que, ainda assim, é muito interessante.

A apresentação registrada fez parte da turnê britânica "Queen Invite You To A Night At The Opera", marcada pelas primeiras vezes em que o grupo britânico apresentou sua grande obra-prima, "Bohemian Rhapsody". São 19 faixas com uma pegada bem roqueira – com direito até a longo solo de Brian May. No DVD, há três bônus registrados no Japão.