Woody Allen completa 80 anos nesta terça-feira (1º). No currículo, o artista reúne 76 produções como roteirista, 52 projetos como diretor e, como ator, de 44. O gênio incansável ainda trabalha na produção de uma série e na finalização de mais um filme.

Seus longas quase que constantemente mostram um judeu nova-iorquino erudito, inseguro e melancólico – na maioria das vezes, é Allen quem interpreta o personagem.

Aos 30 anos, já era conhecido como um dos melhores comediantes dos Estados Unidos. Em 1997, aos 61, causou polêmica quando casou-se com a filha adotiva de sua ex-mulher, a atriz Mia Farrow - a coreana Soon-Yi tornou-se, com quem ainda vive e tem dois filhos.

São dele produções filmes como "Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar" (1972), "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), "Manhattan" (1979), "Hannah e Suas Irmãs" (1986), "Celebridades" (1998), Todos Dizem Eu Te Amo (1996), Vicky Cristina Barcelona (2008) e o recente O Homem Irracional" (2015), no qual versa sobre filosofia, depressão e morte.

Recentemente em uma projeto inédito em sua carreira. Trata-se de uma série, ainda sem título ou data de estreia. Justamente ele, que chegou a declarar nunca ter assistido a uma série. Na próxima produção para as telonas, pela primeira vez, o multiartista gravará com uma câmera digital.