Um CD que “promove”, digamos assim, a política do café com leite e Biscoito Globo. É com a sua marca registrada – o bom humor – que Gustavo Maguá define o seu segundo disco de carreira, “Esquema Fino”, que ele apresenta em show logo mais, no Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Opala s/nº, ingressos antecipados: sympla.com.br/cria ou no local, na hora). Mas a sexta-feira tem outro lançamento de calibre: a Orquestra Ouro Preto lança nesta sexta (20), às 20h30, na Sala Minas Gerais (rua Ouro Preto, 1.523 – ingressorapido.com.br), o CD “The Beatles”.

Na verdade, já há algum tempo a Orquestra vem se debruçando sobre o repertório dos Fab Four – que, como todos os que habitam a Terra sabem, é bastante rico. “Pois é, definir repertório sempre é um desafio, as pessoas sentem o que ficou de fora. Tentamos pegar desde o início do grupo à fase final, considerando o que era possível orquestrar com maior primor, uma vez que o disco é todo instrumental”, conta o maestro Rodrigo Toffolo.

Na verdade, antes mesmo de dar start ao projeto, Toffolo se sentou com o arranjador Matheus Freire e fez a necessária peneira. “Algumas sempre tem que ter, como ‘Let It Be’ ou ‘Yesterday’. Mas acho que, no final, a gente conseguiu uma síntese legal, o concerto é bem bacana, tudo se encaixou”, diz ele, reconhecendo que músicas como “Something” ou “Penny Lane” são algumas das mais atreladas à sua memória afetiva. Detalhe: o disco chega às lojas em dezembro.

Samba rock

Já Maguá partiu de um universo de 30 canções. “Algumas, tive que adaptar, pois estavam em outros ritmos”, diz ele, que, desta vez, se norteou pelo samba-rock, homenageando, com o título, Jorge Benjor (“Esquema Novo”) e Seu Jorge (“Samba Esporte Fino”). Mas ele também faz questão de citar, na entrevista, o saudoso Marku Ribas, com uma de suas referências.
 
O disco traz várias participações, como as de Marco Mattoli, do Clube do Balanço. E como tem também forte presença de Gabriel Moura, parceiro de Seu Jorge, veio daí a política do café com leite e Biscoito Globo, numa alusão divertida aos acentos mineiro, paulista e carioca.