MUMBAI - A tão esperada sequência de "Shantaram" foi lançada nesta terça-feira (13), 12 anos após o romance sobre um australiano fugitivo condenado na Índia se tornar um sucesso entre os mochileiros, vendendo 4 milhões do cópias no mundo todo.

O autor australiano Gregory David Roberts demorou dez anos para escrever "The Montain Shadow", que continua a história dois anos depois de "Shantaram" terminar.

O primeiro romance de Robert se tornou uma sensação mundial quando foi lançado em 2003 por sua descrição colorida da cidade indiana de Mumbai.

A história é baseada na vida de um ladrão de bancos australiano e viciado em heroína que escapa da prisão e foge para a Índia, se emaranhando na vida oculta de Mumbai.

"Shantaram" conquistou um público fiel. A apresentadora americana Oprah Winfrey afirmou em 2012 que o livro é um de seus romances favoritos.

A obra recebeu um ar de mistério devido as afirmações Roberts sobre alguns elementos terem sido baseados na vida real.

A obra mostra o protagonista "Lin" construir uma clínica de saúde na periferia, se apaixonar e lutar contra os Mujahideen no Afeganistão.

A editora divulgou que Robert demorou 10 anos para completar a sequência e alguns fãs usaram o Twitter para mostrar ansiedade.

"Hoje é o dia! Estive esperando esse lançamento desde que li pela primeira vez Shntaram, há 3 anos", tuitou Wes Cartlidge.