O novo álbum do Iron Maiden, The Book Of Souls, será apresentado oficialmente aos fãs no dia 4 de setembro. Gravado no ano passado, em Paris, o material teve o lançamento atrasado por iniciativa da banda para que o vocalista Bruce Dickinson pudesse se recuperar de um câncer e se juntar à equipe.

O novo trabalho traz novidades para o público. Será o primeiro álbum de estúdio duplo da história do Iron, com tempo total de 92 minutos dividido em 11 faixas. "Ficamos encantados em descobrir que a mesma vibração mágica ainda estava viva e chutando tudo por lá. Imediatamente nos sentimos em casa e as ideias começaram a fluir. Quando terminamos concordamos que cada faixa era parte integral de um conjunto que precisava ser um álbum duplo. Então vai ser um álbum duplo!”, afirmou Dickinson.

Além disso, houve mais participação dos integrantes no processo de composição, em relação aos lançamentos anteriores. "Fizemos este álbum de uma forma diferente de como gravamos anteriormente. Muitas das faixas foram compostas enquanto estávamos no estúdio e as ensaiamos e gravamos enquanto elas ainda estavam frescas, e acho que esse imediatismo realmente aparece nas canções. Elas têm um sentimento de faixas ao-vivo nelas", contou o baixista Steve Harris. Ele contribuiu com sete faixas e, pela primeira vez, um álbum de estúdio da banda trouxe duas faixas escritas apenas por Dickinson, sendo uma delas a mais longa que o Iron já gravou.

Devido à doença de Bruce a banda adiou os planos de turnê para 2016, dando tempo ao vocalista para que ele se recupere completamente e fique pronto para os rigores exigidos nas performances ao vivo do Iron Maiden. "Eu estou muito orgulhoso de The Book Of Souls, todos estamos. E estamos ansiosos para que os fãs ouçam, e para levar isso para a estrada no ano que vem.”, ressaltou Harris.

The Book Of Souls é o décimo sexto álbum de estúdio. O anterior a ele, The Final Frontier, de 2010, foi o maior sucesso do Iron nas paradas até o momento, chegando ao topo em 28 países.

Tracklist

Disc 1
1. If Eternity Should Fail (Dickinson) 8:28
2. Speed Of Light (Smith/ Dickinson) 5:01
3. The Great Unknown (Smith/ Harris) 6:37
4. The Red And The Black (Harris) 13:33
5. When The River Runs Deep (Smith/ Harris) 5:52
6. The Book Of Souls (Gers/ Harris) 10:27

Disc 2
7. Death Or Glory (Smith/ Dickinson) 5:13
8. Shadows Of The Valley (Gers/ Harris) 7:32
9. Tears Of A Clown (Smith/ Harris) 4:59
10. The Man Of Sorrows (Murray/ Harris) 6:28
11. Empire Of The Clouds (Dickinson) 18:01