Jim Ed Brown, popular cantor country, que durante meio século participou do Grand Ole Opry, o programa de rádio de música country mais antigo dos Estados Unidos, morreu aos 81 anos, informou seu agente nesta sexta-feira.

Brown morreu na quinta-feira em Franklin, Tennessee, segundo a empresa que o representava, Webster Public Relations, em decorrência de um câncer.

Na semana passada, diante do agravamento do seu estado de saúde, o Hall da Fama da Música Country prestou uma homenagem a ele no hospital.

O cantor alcançou o reconhecimento internacional em 1959, tanto na cena pop como na música country, com a música "The Three Bells", que narra a vida de um personagem chamado Jimmy Brown.

Brown sempre negou se tratar de um tema autobiográfico e apontava como inspiração uma canção francesa chamada "Les Trois Cloches".

A música tornou-se muito popular na França sob a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial e ainda mais quando interpretada por Edit Piaf.

Após dar seus primeiros passos na música com suas irmãs, Brown continuou sua carreira solo e em 1963 tornou-se membro do Grand Ole Opry, em Nashville, um programa de rádio considerado o panteão da música country.

Embora tenha parado de gravar há mais de quatro décadas, neste ano voltou ao cenário musical com um álbum chamado "In Style Again".