Um desafio foi lançado nas redes sociais e ganhou destaque pela velocidade com que se propagou na web. O Charlie Charlie Challenge (Desafio Charlie Charlie), é uma brincadeira que envolve um "demônio mexicano" e foi mencionada por mais de 2 milhões de usuários no Twitter em apenas 48 horas.

O desafio, que relembra as brincadeiras feitas com o copo ou o compasso na folha de papel, funciona praticamente da mesma forma e consiste num jogo de perguntas e respostas. Ou seja, o desafiante pergunta e o "espírito" responde.

Para isso, o participante deve escrever as palavras "sim" e "não" sob uma cruz formada com duas canetas (como na foto acima). Em seguida ele pergunta: "Charlie Charlie, você está aí?" e, segundo relatos, as canetas se movimentam indicando a resposta.

Os vídeos mostrando a brincadeira têm se espalhado pelas redes sociais e já foram criadas paródias ironizando o desafio.

Segundo a "BBC" britânica, o viral é apenas uma lenda urbana e não há registro de nenhum demônio chamado "Charlie" no México.

Para o jornal britânico "Independent", a explicação para a caneta se mover svem da física. Ou seja, a relação entre a gravidade e equilíbrio dos objetos causam o movimento.ozinha

Os vídeos são publicados nas redes sociais com a hashtag #charliecharliechallenge.

Confira: