TIRADENTES – A Kombi saída da vizinha São João del-Rei estaciona em Tiradentes. Antes de iniciar o trajeto pelas pedregosas ruas da cidade histórica, o automóvel se transforma, repentinamente, num skate. Essa inusitada cena faz parte da websérie “Outras Rodas”, realizada durante a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Além do skate, apesar de a pequena prancha de rodinhas também não ser a mais apropriada para trafegar na acidentada pavimentação do centro histórico, a série disponível num canal próprio do YouTube terá ainda como protagonistas charretes e bicicletas. A ideia por trás dessa iniciativa é destacar a importância do transporte alternativo.

“É uma maneira de ver a cidade de outra forma”, registra Igor Amin, um dos coordenadores da campanha #eufaçoamostra, iniciada este ano. Ele está à frente de um núcleo de produção de microvideos, composto por ex-alunos da oficina Processos Audiovisuais Cocriativos, promovida nas edições anteriores do festival.

A intenção primeira desta campanha é, nas palavras de Amin, registrar a memória da mostra a partir da ótica de moradores e convidados. “Há quantos anos você cobre esse evento?”, indaga Amin ao repórter do Hoje em Dia. “Você também faz parte desta história”, explica o coordenador, que criou uma via de mão dupla para fomentar essa integração.

Pela hashtag da campanha, espectadores e turistas podem enviar depoimentos, selfies e registros da cidade. Em três dias de mostra, já eram 600 “hashtagueados”. Com os convidados da mostra, o grupo promove o #entrevistag, sintetizando em poucas palavras o sentimento de entrevistados como a atriz Dira Paes e o cantor Arrigo Barnabé.

*O repórter viajou a convite da organização da Mostra de Tiradentes