Eleito um dos dez melhores filmes do ano pela centenária National Board of Review, o longa-metragem “O Abutre” traça um raio-x do telejornalismo “mundo-cão” americano. O filme, que entra em cartaz nesta quinta-feira (18) nas salas de cinema do Brasil, marca a estreia do diretor Dan Gillroy (roteirista de títulos como “Gigantes de Aço” e “O Legado Bourne”) e traz o ator Jake Gyllenhaal (de “O Segredo de Brokeback Mountain”) como protagonista do longa.

O ator vive Louis Bloom, uma figura dona de uma ambição sem tamanho, nenhuma ética e um desconhecimento absoluto do jornalismo acadêmico. Assim, ele se torna uma estrela da mídia televisiva de Los Angeles.

Assista ao trailer:

Outro filme que toma as salas de cinema é “Operação Big Hero”, a nova animação da Walt Disney Pictures que promete ser um blockbuster. Pela primeira vez o estúdio explorou personagens da filial Marvel Comics. Os escolhidos são os (ainda) pouco conhecidos “Big Hero 6”, supergrupo de heróis inspirados no mangá japonês que aqui ganham ares americanos.

A história se passa em San Frantokyo, cidade que guarda elementos tanto da americana San Francisco quanto de Tóquio. É lá que vive o garoto prodígio Hiro Hamada, que dedica a vida à construção de robôs para participar de lutas clandestinas. O longa utiliza o universo dos super-heróis para retratar o amor entre os irmãos Hiro Hamada, o protagonista da trama, e Tadashi Hamada.

Longa de estreia do roteirista iraniano Hossein Amini ( autor do roteiro de “Drive”), o filme “As Duas Faces de Janeiro” também figura entre as estreias da semana. Estrelado pelo ator guatemalteco Oscar Issac, o longa de produção sofisticada é ambientado na Grécia e Turquia de 1962. A história gira em torno de um mundo dominado por homens ricos e poderosos e por vigaristas.

A produção cinematográfica nacional também ganha as salas de cinema nesta quinta-feira (18) com “O Segredo dos Diamantes”, do cineasta mineiro Helvécio Ratton. Uma aventura infanto-juvenil ao estilo “Os Goonies” (1985).