Finalmente, as férias escolares chegaram! E o que não faltam são atividades para aproveitar um merecido período de descanso após um ano de estudos, aulas de reforço, de idiomas, dentre outras atividades que quase não dão tempo para a molecada brincar.

Mas não tem jeito: é melhor pegar firme nos estudos durante o ano do que correr contra o relógio nas férias para tentar passar na recuperação de maneira improvisada e sem a certeza de que realmente aprendeu o que não foi absorvido durante todo o ano.

Para quem já se garantiu na escola e só vai se preocupar com os cadernos em fevereiro, elaboramos um pequeno guia de diversões para as primeiras semanas de férias, até a virada do ano. Confira o que mais lhe agrada e aproveite ao máximo!

Filmes

O ano de 2013 foi repleto de lançamentos legais para a meninada. E com a chegada das férias, há muitas novidades que vão estrear nas salas de cinema.
Mesmo assim, há muitos filmes legais nas grades das emissoras abertas e pagas, além de locadoras e serviços de filmes pela internet (streaming), que são ótimos para assistir em tablets.

Duas opções recentes que merecem ser assistidas, assim como uma reprise para quem já assistiu, são os filmes “Turbo” e “Aviões”.

O primeiro conta a história de um caramujo que, depois de ser engolido por um motor de um carro, desenvolve a capacidade de correr em altíssima velocidade. A produção da DreamWorks é repleta de piadas e cenas hilárias, além dos personagens simpáticos.

Já “Aviões” é uma versão aérea de “Carros”. A produção narra as aventuras de um avião pulverizador que entra em uma competição com aeronaves do mundo todo. O mais legal são as menções a filmes sobre aviação, como “Top Gun: Ases Indomáveis”, assim como diversos modelos clássicos, como o britânico Supermarine Spitfire.

Outro filme, apesar de mais antigo, mas que é excelente é “Detona Ralph”. A produção da Disney, de 2012, é uma bela homenagem aos videogames. A trama se passa em torno de Ralph, um vilão de um game de fliperama que, cansado de ser humilhado pelos demais personagens, resolve refazer sua história. O mais legal da produção são os personagens de games famosos como Q*bert, Pac-Man, Street Fighter II, Mortal Kombat, Altered Beast, dentre outros.

Videogames

Quem teve um desempenho excepcional na escola e negociou os presentes dos próximos cinco natais, poderá até ser presenteado com os novos PlayStation 4, Xbox One e Wii U, que são caríssimos e ainda têm poucos jogos à venda por aqui. Mas há opções muito legais para aparelhos com PS3 e Xbox 360.

Para o videogame da Sony, a grande aposta para as férias é “Gran Turismo 6”. O game de corridas tem mais 1.200 carros, dentre eles os mais desejados esportivos. Com ótimos gráficos, é possível disputar provas on-line com outros jogadores, inclusive com os amigos.

Outra dica para “fritar” nas férias é o divertido “Ray Man: Origins”, disponível para Xbox, Wii e PS3. O game é hilário e repleto de desafios, competições em rede e animações de tirar o fôlego de tanto rir.

Ao ar livre

Foi-se o tempo em que a meninada podia brincar na rua sem se preocupar. Com tantos carros nas cidades e o aumento da violência, não convém dar bobeira na calçada. Mas nem por isso a garotada está fadada a mofar dentro de casa. Quem mora em casa ou em prédios com área de lazer pode se divertir de montão com os colegas. Basta combinar os encontros.

Jogar bola, vôlei, queimada, corta, rouba bandeira e pique-esconde são algumas atividades que, além de fazer bem para o corpo, são muito divertidas e podem ser realizadas por meninos e meninas ao mesmo tempo. Uma dica: jogar bola descalço é uma das melhores coisas dos mundo, mas é preciso ter cuidado para não “arrancar o tampão” debaixo do dedão!