O HobbitSÃO PAULO - Depois de seus livros servirem como inspiração para duas trilogias cinematográficas, o escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973), de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", ganhará sua própria cinebiografia.

Segundo informa a revista "The Hollywood Reporter", um projeto sobre a vida de Tolkien está sendo desenvolvido pela Fox Searchlight e pela Chernin Entertainment.

O filme abordará os momentos-chave na vida do autor que o levaram a escrever "O Hobbit", seu clássico livro infantil de 1937, e que, depois, o fariam se debruçar sobre a trilogia dos anéis, em 1954.

A vida de Tolkien provém bastante material a ser trabalhado no roteiro. Ele lutou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e trabalhou como decifrador de códigos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também foi amigo de C. S. Lewis (1898-1963), autor dos livros "As Crônicas de Nárnia". Os dois formaram um grupo acadêmico de escrita.

Ainda não está claro qual o envolvimento do espólio de Tolkien com a produção do filme. Nos últimos anos, os herdeiros têm se mostrado bastante reservados e críticos dos produtos derivados de sua obra.