SÃO PAULO - A Disney anunciou nesta quarta-feira (18) a decisão de adiar o lançamento de "The Good Dinosaur", filme da Pixar que deveria ser lançado em 2014. Na prática, isso quer dizer que o ano que vem será o primeiro sem qualquer filme do estúdio desde 2005.

"The Good Dinosaur", que tinha estreia prevista para maio de 2014, agora será lançado apenas em novembro de 2015 -data que havia sido reservada para "Procurando Dory", a continuação de "Procurando Nemo". Esse filme, por sua vez, agora estreará apenas em 2016.

"Ninguém se lembra do tempo que você passa sem lançar um filme, mas todos se lembram de um filme ruim", disse o presidente da Pixar, Ed Catmull, em entrevista ao jornal "Los Angeles Times". O estúdio vem promovendo constantes mudanças em "The Good Dinosaur". A mais significativa delas foi trocar o diretor, Bob Peterson, cujo substituto ainda não foi anunciado.

O filme é baseado na premissa de que o asteroide jamais atingiu a Terra e, por isso, humanos e dinossauros convivem no mesmo planeta. Os cineastas Lee Unkrich ("Toy Story 3"), Mark Andrews ("Valente") e John Lasseter ("Vida de Inseto") têm revisado diversas partes da animação enquanto não há anúncio oficial de um novo diretor.

A Pixar mantém uma tradição de lançar um filme por ano. Com o adiamento de "The Good Dinosaur", além de passar 2014 sem estreias, o estúdio terá dois filmes no ano seguinte, uma vez que a animação "Inside Out" está prevista para junho de 2015.