“Após a conclusão das entrevistas, a sensação é a de que tínhamos material para cinco livros” diz a jornalista Marília Scalzo, autora, junto a Celso Nucci, de “Uma História de Amor à Música – São João del-Rei, Prados, Tiradentes”, que será lançado hoje, quinta-feira (28), em São João del-Rei, e dia 17, em São Paulo.

O livro-reportagem é fruto de uma intensa pesquisa sobre a tradição musical na região. A maratona de entrevistas citada por Marília teve como alvo os músicos das orquestras e bandas das cidades históricas.

“Foram longas e ricas conversas”, pondera Marília. Entre as que a marcaram, ela destaca a feita com o violinista Geraldo Batusca, que, no entanto, morreu antes de ver a obra finalizada. “Era um senhor de 96 anos. Cheguei na casa dele e o vi agachado, mexendo uns papéis. Estava em busca de uma partitura. Fiquei pensando se teria agilidade para se levantar daquela complicada posição, por causa de sua idade. Pois ele não só se levantou como, no meio da entrevista, pegou o violino e tocou uma valsa maravilhosa”.

Para Marília, o instrumentista representaria bem o universo de todos os profissionais com os quais os autores conversaram: os olhos dele brilhavam quando começava a falar de música”.

Devoção

Há 20 anos, o casal de jornalistas (que nasceu em São Paulo) é frequentador assíduo de Tiradentes, onde mantém uma casa. “Ficamos lá (em SP) e aqui (Tiradentes)”, comenta Marília. E foi após uma apresentação (eles têm grande convívio com os músicos da região) que Fernanda quis se enveredar mais pelo assunto. “Inicialmente, pensei em uma matéria, mas chamei o Celso e a ideia cresceu”.

Nucci se impressionou com a disposição espontânea dos jovens em acordar cedo para participar das (longas) liturgias. “O compromisso é para todos os domingos, sendo que são dois horários de missa: às 8 e às 10 horas. E isso lembrando que a remuneração é baixa. Eles fazem por amor à música”, admira-se.

Lançamento do livro:

Hoje, quinta-feira (28) às 19h, Solar da Baronesa
Praça dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, São João del-Rei - MG

Dia 17/3, às 19h, na Livraria Cultura
Av. Paulista, 2073, São Paulo - SP