Azeite faz bem ao coração

Azeite-se / 12/10/2019 - 06h00

Quer mais um bom motivo para incluir o azeite na sua alimentação? Faz bem ao coração!

O azeite traz amplos benefícios para a saúde e um deles é ser um alimento que auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL) devido aos ácidos graxos, como o ômega 3,6 e 9. 

Segundo recentes estudos publicados pelo British Journal of Nutrition, adicionar duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia à alimentação não só abaixa os níveis de colesterol ruim como também é capaz de prevenir distúrbios crônicos como Alzheimer e câncer.

O azeite é rico em gordura monoinsaturada e antioxidantes – chamados fenóis – que previne o acúmulo do colesterol nas paredes das artérias. Além disso, é rico em vitaminas A, D, K e E, essa última um importante antioxidante, capaz de proteger as células sadias contra os radicais livre e assim retardar o aparecimento de várias doenças degenerativas.

E os benefícios não param por aí: o azeite ajuda na imunidade, e os antioxidantes presentes nele ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. Uma dieta em que haja o consumo regular do azeite de oliva protege os ossos e possui efeito analgésico, graças ao seu poder anti-inflamatório, sendo considerado em um estudo feito pelas universidades da Pensilvânia e de Ciências da Filadélfia, ambas nos Estados Unidos, mais eficaz que o Ibuprofeno no tratamento contra a dor, especialmente (atenção mulheres!!!) da cólica menstrual.

A boa notícia também é que o azeite de oliva contribui para a redução da gordura abdominal (adeus, gordurinhas indesejáveis!) devido ao alto poder de saciedade. Lembrando que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida da circunferência abdominal deve ser de até 102 cm para os homens e de até 88 cm para as mulheres. 

As gorduras insaturadas presentes nele estabilizam os níveis de glicose e o azeite ainda desacelera a digestão, ajudando que carboidratos ingeridos sejam convertidos em açúcar lentamente no sangue, ajudando a evitar os picos de glicose no sangue, o que contribui para combater o diabetes. 

Mas, cuidado: como toda gordura, é rico em calorias, 90 calorias por cada colher de sopa, e o excesso não traz vantagens adicionais. 

Combinando uma dieta balanceada e a pratica regular de exercícios físicos ao consumo diário de duas colheres de sopa de azeite de oliva, como indicam os especialistas, você irá aproveitar vários benefícios desse alimento que, além de tudo, é rico em sabores. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários