Azeite vendido a granel?

Azeite-se / 11/08/2019 - 06h00

Você já provou um azeite nacional? Não fique tímido caso a resposta seja negativa! É normal, quando pensamos em comprar um azeite de oliva, procurarmos marcas importadas, espanholas, portuguesas, italianas ou chilenas, e nem percebermos que existem rótulos nacionais na prateleira do supermercado!

E azeite a granel? A grande maioria também se espantará por ser uma prática ainda recente no Brasil. Comprar azeites de forma fracionada, a granel, já é uma realidade em vários países, como EUA, França, Itália, Espanha. No Brasil, aos poucos, vamos entendendo essa cultura de compra como também uma boa opção.

Recentemente criei a Azeite-se, com esse intuito: de que as pessoas pudessem provar a cada mês um lote diferente de azeites brasileiros que em 2018 completaram uma década da primeira extração. Sim, temos azeites nacionais! E de qualidade reconhecida em vários concursos internacionais. O Brasil produz azeites de oliva em mais de 85 municípios, com uma vantagem: chegam frescos, em um intervalo curto após a extração na nossa casa e com características sensoriais de amargor e picância distintas às de outras regiões produtoras mundiais. Um azeite com aroma frutado, herbáceo e com o máximo de sabor!

Os azeites de minha curadoria para a Azeite-se são todos de pequenos produtores nacionais, vendidos em microlotes e limitados a 20 litros de azeite por lote. Além disso, são vendidos em garrafas exclusivas de 50ml projetadas minuciosamente para conservação do produto. Uma experiência de sabores, aromas e frescor, já que o azeite chega aos pontos de venda – Roça Capital (que também envia para todo o Brasil), Casa do Porto, Néctar do Cerrado e Padaria Cumpanio – com o armazenamento correto e é envasado, na sua frente, na hora da compra!

Uma experiência que convido você a fazer: comprar vários tipos de azeite, de regiões, variedades de azeitonas e produtores diferentes e degustar! Prove novos sabores, surpreenda-se com novos aromas e incentive o nosso olivicultor nacional e nossos produtos regionais! Assim como o vinho ou o queijo, cada azeite carrega consigo uma identidade própria que muitas vezes desconhecemos!

Costumo dizer que com bons azeites, pães, queijos, vinhos e amigos e familiares ao redor da mesa temos a base para a felicidade! O que está esperando? Azeite-se!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários