Redes sociais e mobilização política

#ENEMNASALINHA / 13/11/2021 - 07h00

A questão (item) seguinte foi tema da prova de 2013, área de Ciências Humanas e suas tecnologias. Analise o texto-base e verifique que ele é um poderoso repertório sociocultural para uma abordagem acerca da utilização das redes sociais como mecanismo para mobilizar a sociedade contra o arbítrio do estado. O texto-base analisa o início da “Primavera Árabe”, movimento popular que se alastrou por vários países árabes, governados por antigas ditaduras, cujos governos caíram em pouco tempo. A avalanche popular democrática derrubou as ditaduras da Tunísia, Líbia, Egito etc. Vamos analisar a questão (item) proposta.

Enem 2013 - O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).

Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que

A a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.

B  a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.

C a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.

D os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.

E os sistemas de comunicação são mecanismos importantes, de adesão e compartilhamento de valores sociais.

Você percebeu que o texto-base ressalta a importância da mobilização popular por meio das redes sociais, notadamente na reação da sociedade contra regimes autoritários. Portanto, a resposta é a letra E.

@newtonhistoria

Por Newton Luiz de Miranda

#EnemNaSalinha

O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários