O meio ambiente no Enem

#ENEMNASALINHA / 09/11/2021 - 07h00

Por Newton Luiz de Miranda

A pauta ambientalista é frequente nas avaliações do Enem. Veja a questão (item) seguinte.

ENEM - A ampliação das áreas urbanizadas, devido à construção de áreas impermeabilizadas, repercute na capacidade de infiltração das águas no solo, favorecendo o escoamento superficial, a concentração das enxurradas e a ocorrência de ondas de cheia. A urbanização afeta o funcionamento do ciclo hidrológico, pois interfere no rearranjo dos armazenamentos e na trajetória das águas.
CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

Considerando esse contexto, que fator contribui para a diminuição das enchentes em áreas urbanas?

A - Pavimentação das vias.
B - Criação de espaços verdes.
C - Verticalização das moradias.
D - Adensamento das construções.
E - Assoreamento dos canais de drenagem.

Observe que o texto-base tem a resposta ao informar que

 “A ampliação das áreas urbanizadas, devido à construção de áreas impermeabilizadas, repercute na capacidade de infiltração das águas no solo, favorecendo o escoamento superficial, a concentração das enxurradas e a ocorrência de ondas de cheia. “

Todas as alternativas, exceto a alternativa B, apresentam aspectos da urbanização, fato que tem contribuído com a impermeabilização do solo e, portanto, facilitado as enchentes. A alternativa B é a única que apresenta uma medida que resulta na permeabilização do solo (criação de espaços verdes).
Resposta: B.
@newtonhistoria

#EnemNaSalinha

O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários