Como vencer o hábito da procrastinação e ser mais produtivo?

Opinião / 08/01/2022 - 06h00

Rodolfo Ribeiro

Finalmente começar aquela dieta que está há meses sendo planejada, marcar a viagem dos sonhos, trocar a lâmpada da sala que queimou há dois meses, terminar o capítulo final do trabalho de conclusão de curso que está há uma semana parado. Quem não se identificou com alguma destas situações que atire a primeira pedra, já que procrastinar, ou seja, deixar atividades importantes para depois, é um hábito ruim que já fez parte pelo menos alguma vez da vida das pessoas.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento do aplicativo de planejamento pessoal 7waves, divulgado em 2021, 71% das metas de vida dos brasileiros não são conquistadas anualmente, já que diversas vezes não há planejamento para a realização. Ao mesmo tempo, o desejo de conquistar sonhos é alto. Em média, um brasileiro adulto possui quatro objetivos por ano, e geralmente os mais procrastinados são aqueles que dependem de mudanças de hábitos para se concretizarem, como emagrecer, aprender inglês ou guardar dinheiro.

A procrastinação é um dos motivos que impedem que as pessoas conquistem desde metas diárias até grandes sonhos e, muitas vezes, dependendo do caso, isso pode durar a vida inteira. O resultado disso é infelicidade, frustração, estresse e culpa. Mas a questão é que mesmo sendo desafiador, enfrentar este comportamento é possível.

Quem adia atividades é um sabotador interno, deixando para fazer o que precisa quando não há mais escapatória, além de geralmente dar prioridade para aquelas atividades que dão prazer imediato, evitando as que trarão vantagens somente no futuro.

Dessa forma, para que as pessoas não adiem tarefas e obrigações é preciso criar mecanismos para que as metas sejam cumpridas. Um deles é o planejamento, e o primeiro passo é registrar o que se deseja realizar, algo que pode ser feito tanto no papel como em aplicativos que ajudam pessoas a se organizarem de forma efetiva e que trazem uma jornada de conhecimento para aqueles que querem aprender a lidar com esse hábito indesejado.

Depois, é importante estipular datas para os objetivos serem concluídos, o que dará uma dimensão de prioridades, otimizando o processo de escolhas. Assim, será possível desdobrar as ambições em um passo a passo, elencando as atividades que precisam ser realizadas para ter as conquistas e entender os recursos, sejam financeiros, de tempo ou de conhecimento, que serão necessários para alcançar o objetivo final.

Uma dica útil é visualizar os objetivos registrados regularmente, de forma que se tente evoluir em cada um com pequenos passos semanalmente para alcançar os objetivos finais de forma eficaz. Com disciplina, o processo evolui e traz ótimos resultados a curto e longo prazo. 

A segunda dica é a motivação, mas para tê-la é necessário refletir e ter em mente quais são os fatores pelos quais se quer algo. Para isso é essencial fazer perguntas para si mesmo como: “Por que quero conquistar esta meta?”; “Como vou me sentir quando realizar este sonho?”; “Eu realmente quero atingir este objetivo ou preciso dessa conquista para satisfazer alguém?”.  Isso pode mostrar o quanto essa meta é realmente importante, pois não adianta se organizar com prazos se aquilo não tiver um sentido.

Já a terceira dica está relacionada com a satisfação de cada conquista. Há objetivos que são criados que proporcionam um prazer mais imediato, como comprar algo ou fazer uma viagem. Por isso, algo que funciona bastante para motivar qualquer pessoa é relacionar metas prazerosas com as mais complexas, de forma que é possível se dar de presente o objetivo mais agradável caso conquiste o mais chato. Por exemplo: ao conseguir mudar seus hábitos de alimentação, dar a si mesmo um presente.

Portanto, concluo que a falta de planejamento e de motivação são os principais motivos da procrastinação, e é por isso que o processo de sair do piloto automático, refletir e listar tarefas é tão essencial para alcançar metas e sonhos. Que tal agora, aproveitar o início do ano para finalizar aquele objetivo que está há tempos no seu radar e já organizar as próximas metas?

* CEO da 7waves, aplicativo gratuito que oferece apoio ao planejamento pessoal e conquista de objetivos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários