Novas cervejas da Bohemia trazem sabores típicos do Brasil

Opinião / 28/12/2014 - 07h29
Por Frank Martins
 
Com a chegada de um novo ano, vamos falar de cervejas especiais que vão entrar no mercado neste 2015. Uma das minhas grandes afinidades com cervejas artesanais é a utilização de ingredientes tidos como diferentes e até exóticos na sua produção. A troca ou inserção de apenas um componente pode dar vida nova a um produto tão tradicional e agradar aos paladares mais exigentes.
 
Acompanhando essa evolução e experimentação do mundo artesanal, a Bohemia decidiu criar três novas cervejas que combinam ingredientes típicos do Brasil em alguns dos estilos de cerveja mais apreciados do mundo. Como resultado, temos uma India Pale Ale, uma Witbier e uma Belgian Blond Ale que somam sabores, ingredientes e histórias típicos da cozinha brasileira.
 
Começo falando da witbier Bela Rosa, que traz uma pitada de brasilidade, a pimenta rosa. De cor clara, aparência turva e com graduação alcoólica de 5,2%, essa cerveja de trigo belga traz em seu sabor a refrescância dos aromas cítricos da laranja e do limão e herbais, além de um leve toque de coentro. Deliciosa, muito refrescante e fácil de beber. Na harmonização, ela ficou perfeita com iscas de peixe empanadas e fritas com um molho tártaro.
 
Já a Japutiba, como o próprio nome induz, é preparada com jabuticaba. Ela é uma IPA com forte sabor de lúpulo e amargor equilibrado. A sua coloração acobreada deixa o copo com um charme a mais. Essa cerveja tem 6,5% de teor alcoólico e vai muito bem como pratos fortes, como os de carne vermelha. Minha sugestão é bebê-la comendo um belo de um joelho de porco lá do Haus Muchen.
 
Por fim, a Bohemia fez uma Belgian Blonde Ale com erva mate de 6,5% de álcool. A Caá-Yari é a mais encorpada de todas e possui uma coloração dourada escura. A utilização da erva ajuda para um amargor diferenciado, mas que não impede que ela seja a mais doce das três cervejas. O sabor maltado, junto com esses outros fatores citados, a deixa perfeita para ser harmonizada em um encontro de amigos com aquele bolinho de bacalhau frito e quentinho, ou com o tradicional pastelzinho ‘de vento’ frito, e até bolinhos de queijo. Sucesso certo!
 
As novas cervejas da Cervejaria Bohemia estarão disponíveis em cerca de 50 bares nas cidades de BH, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, e na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, ao preço sugerido de R$ 12.
 
Desejo a todos um ótimo começo de ano. Lembrem-se de beber com responsabilidade. Saúde e feliz 2015!
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários