Belo Horizonte receberá 122 novos leitos exclusivos para a Covid-19. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (27), serão 20 leitos de UTI (10 pediátricos e 10 adultos) e 102 de enfermaria.

Os 102 novos leitos de enfermaria serão abertos em hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em BH. Dez leitos de UTI pediátrica foram abertos no hospital João Paulo II, no Centro da capital. Os outros 10 de terapia intensiva exclusivos para pacientes infectados pelo coronavírus serão instalados em demais unidades da capital mineira.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para saber em quais hospitais serão abertos os leitos de enfermaria e de UTI adulta e, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

"A gente tem menos de 35% das UTIs [dedicadas à Covid] no Estado ocupadas. O Estado manteve mais de 2.100 leitos. Muitos municípios remanejaram esses leitos, por isso a ocupação neles é mais alta. E a menor parte das enfermarias estão ocupadas pela Covid, menos de 10%",  disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na coletiva desta quinta-feira (27).

 

De acordo com o secretário, a abertura das vagas hospitalares na capital mineira se deu pelo aumento do número de casos de Covid-19, principalmente pela variante Ômicron, o que vem sobrecarregando o sistema de saúde da cidade.

Em Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta quinta, Minas registrou, pelo segundo dia seguido,  ao menos 30 mil novos casos da Covid. Conforme  a Secretaria, foram 34.420 registros no período de 24 horas.

Investimentos
Ainda na coletiva, o secretário de Estado de Saúde informou que o Governo de Minas vai destinar R$ 47 milhões para os municípios para a compra de medicamentos, insumos, melhoria do atendimento nas UPAs e nos hospitais.

Além disso, na próxima semana, será entregue cerca de 1,5 milhão de testes rápidos para detecção da Covid-19 aos municípios mineiros.

(*) Com Agência Minas

Leia mais:

BH convoca pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 70 anos para 4ª dose contra Covid
Minas manterá retorno das aulas na rede estadual para 7 de fevereiro, diz Zema