Se você é fumante, quer largar o vício e está aqui, já é um passo e tanto! Afinal, o primeiro e mais importante passo a ser tomado é o desejo de parar. Além de profissionais disponivéis para ajudar em Belo Horizonte por meio de programa gratuito, há diversos aplicativos na web para quem está interessado em mudar o estilo de vida.

A iniciativa é importante não só para sobreviver a esta pandemia, mas para viver uma vida mais longa e mais saudável! Confira o que separamos para te ajudar:

Suporte na capital

Em Belo Horizonte, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde está presente nos 152 Centros de Saúde da cidade. O tratamento começa com palestra sobre o programa, e segue com avaliação clínica, sessões de terapia individuais ou em grupo e oferta de medicamentos.

cigarro

 No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência de nicotina

Nas sessões em grupo, a abordagem intensiva é realizada em grupos de 10 a 15 participantes, coordenados por profissionais de saúde de nível superior. São quatro sessões semanais durante o primeiro mês, seguidas de duas sessões quinzenais e uma reunião mensal do terceiro ao sexto mês. Em casos específicos, o tratamento pode ser realizado com a abordagem individual.

Para garantir assistência ao usuário, o tratamento do tabagismo tem ocorrido de maneira individual e com encontros de aconselhamento estruturado on-line. O tratamento comunitário foi interrompido com o objetivo de reduzir a transmissão pelo vírus nos serviços de saúde,

Caso esteja interessado no programa, o usuário deve procurar seu centro de saúde de referência.

Tecnologia como incentivo

A tecnologia ainda pode ser uma grande aliada para quem quer se libertar do vício. Há diversos aplicativos para celulares Android e IOs que podem ajudar o usuário a ter uma vida mais longa saudável e sem nicotina. Confira algumas opções:

1- QuitNow! 

Disponível para Android, iOS, Windows iPhone e Facebook, o aplicativo oferece estatísticas em tempo real, e a qualquer momento, de quanto tempo você está sem fumar, quantos cigarros você evitou, e dinheiro e o tempo que você economizou. Com o tempo sem fumar, uma lista de conquistas são desbloqueadas, motivando a pessoa a alcançar sua meta. É possivél também interagir com outros usuários sem se expor e compartilhar dúvidas.

app

2- Meu Último Cigarro

Exclusivamente para usuários de IOs, o aplicativo promete ajudar a pessoa a resistir e não reiniciar esse vício fatal que é fumar. Ele apresenta várias ferramentas, como a leitura do aumento na expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão.Também é possivél ver o nível de monóxido de carbono em seu sangue e melhoria circulatória esperada. Todas as estatísticas são embasadas e com argumentação no conhecimento médico.

app

3- Zero Cigarro

O Zero Cigarro apresenta programas para dois tipos de perfis: o tabagista, que quer parar de fumar, e o cuidador, que quer ajudar um familiar ou alguém próximo a se libertar do vício. A orientação para ambos é feita através de mensagens práticas, educativas e motivacionais. O aplicativo também apresenta orientações para emergências e feedbacks de acordo com a evolução. Está disponivél para  os sistemas Android e iOS.

app

Agora, é só escolher uma ferramenta e começar a luta para superar o vício!

(*) Estagiária do Hoje em Dia, sob supervisão da editora adjunta Luisana Gontijo. 

Tabaco e Covid-19: No Dia Nacional de Combate ao Fumo, entenda como essa combinação pode ser fatal
O encorajamento é fundamental: Saiba como ajudar um amigo ou familiar na luta contra o tabaco
Tira-dúvidas: como fazer o isolamento de uma pessoa com Covid em casa?