O câncer de mama e o de colo de útero são os que mais acometem as mulheres. A ginecologista e vice-presidente Assistencial, operacional e diretora clínica do Hospital MaterDei, Márcia Salvador Géo, explicou nessa segunda-feira (20) que 80% dos casos deste último tipo de câncer estão associados ao vírus HPV.

“O câncer do colo do útero é facilmente detectado por meio do exame de citologia, conhecido também como papanicolau”, destacou. Segundo a médica, é essencial realizar esse exame regularmente, pois, assim, haverá uma chance muito pequena de se desenvolver a doença.

Márcia Salvador destacou ainda que toda mulher deve procurar ter um médico de sua confiança “Ela deve fazer todos os seus exames e ser orientada por esse profissional”, disse.

O MaterDei tem atuado em programas de atenção à saúde feminina. Em 2014, por exemplo, o hospital registrou 0,35% de casos de recaída pós-câncer de mama, número abaixo da média nacional, que é de 5%. O dado foi um dos divulgados em evento realizado na manhã dessa segunda-feira (20), quando o Hospital MaterDei comemorou dez anos de recebimento do título de Acreditação Hospitalar, um selo de qualidade da Organização Nacional de Acreditação.

“Nós buscamos esse sistema porque queríamos melhorar a gestão dentro do hospital, tendo como centro da gestão o paciente”, afirmou Márcia Salvador Géo.

Ela ressaltou que a rede está em crescimento e destacou o caso da inauguração da unidade Contorno do MaterDei, em operação desde o dia 1º de junho.