A partir desta terça-feira (4), o Espaço do Conhecimento UFMG passa a ter o horário das atividades presenciais ampliado, abrindo as portas de terça a domingo das 12 às 17h, com exceção dos sábados, quando funciona das 12h às 19h.

A ampliação do funcionamento inclui a reabertura do planetário, que abrirá de terça a domingo a partir das 14h. O ingresso para visitar o local custa R$ 10 a inteira (R$ 5 a meia) e pode ser adquirido na recepção do museu, somente no dia da sessão, mediante pagamento exclusivo com cartão de débito.

Ainda serão oferecidas diversas atividades, oficinas e encontros presenciais gratuitos no espaço, que fica à Praça da Liberdade, 700, em BH. 

Confira a programação:

Oficina "Fases da Lua"
Data: 8/1, às 15h

A oficina, elaborada pelo professor Francisco Prado, vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário; descobrir quando ela nasce e se põe; entender suas fases; e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.

Público-alvo: crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos (até 10 participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos).

Oficina "Desdobrando o Museu: Aves do Sertão"
Data: 15 e 30 de janeiro, às 15h

A oficina "Desdobrando o Museu: Aves do Sertão" é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação "Ave, Sertão!", da artista Dilce Laranjeira, e na exposição virtual "Sertão Mundo". Após assistir a um vídeo, em que poderão conhecer um pouco da instalação, por meio  de um passo a passo super divertido, os participanyes construirão origamis de aves que habitam o sertão, lugar que possui uma biodiversidade e cultura únicas. Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos

Público-alvo: crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos

Encontros – Espaço aberto a educadores
Data: 18 e 22 de janeiro, às 10h

Em 2022, o Espaço do Conhecimento inaugura presencialmente o projeto "Espaço Aberto a Educadores"’, para dialogar sobre as possibilidades de ações no museu. Além disso, esses encontros contarão com o lançamento da versão impressa do livreto "Espaço Aberto a Educadores", elaborado durante o período de isolamento social, voltado a educadores.

Público-alvo: professores e educadores (cada dia do evento contará com até 20 participantes e será necessária a inscrição prévia, disponibilizada nas redes sociais do museu).

Oficina "O Planisfério!"
Data: 22 e 29, às 15h

O planisfério é uma representação plana da esfera celeste, que permite indicar quais constelações podemos ver no céu noturno em qualquer dia e horário em Belo Horizonte. O planisfério utilizado na oficina foi produzido como parte integrante da "Sertão Mundo", exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, que tem como referência o sertão, bioma tão característico e presente na obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Público-alvo: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos (cada oficina terá até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos)

Visitação mediada à exposição Mundo Indígenas

Na exposição "Mundos Indígenas", os povos Yanomami, Ye'kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop contam suas próprias histórias. As visitas ocorrem nos dias 5, 7, 9, 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26 e 28 de janeiro, às 15h e contam com até 10 participantes.

Confira a galeria com as fotos das atividades desta terça (4).

Leia mais:
Prefeitura de BH retoma prova de vida para aposentados e pensionistas; saiba como proceder
Prazo para efetivação da matrícula nas escolas estaduais de Minas termina em 14 de janeiro
Escala de vencimento do IPVA 2022 em Minas começa em 21 de março; confira calendário