Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que recebem salários no Banco Bradesco deverão comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento da instituição financeira para realização da prova de vida no mês do aniversário.

A medida, que é obrigatória, estava suspensa devido a pandemia da Covid-19. Ao todo, a previsão é que 19,9 mil aposentados e pensionistas realizem o procedimento. Só neste mês, são esperadas as comprovações de vida de 1.500 beneficiários.

A orientação do banco é que os interessados façam a prova de vida entre os dias 11 e 25 do mês de aniversário – período em que é menor a circulação de pessoas nas agências bancárias.

Veja como procede para efetivar o serviço no banco:

Diretamente no terminal de autoatendimento (com biometria)
Insira o cartão do Banco Bradesco, selecione a opção "MAIS SERVIÇOS", novamente a opção "MAIS SERVIÇOS", depois selecione a opção 2 ("PROVA DE VIDA EMPRESAS E ÓRGÃOS"). Em seguida, escolha a opção 5 ("EFETUAR A PROVA DE VIDA").

Após esse processo, faça a leitura da biometria. Com a identificação, constarão na tela os dados do beneficiário para confirmação. Confira se as informações estão corretas e pressione "ENTRA", mantendo sua mão no leitor biométrico. Aparecerá na tela a mensagem "OPERAÇÃO REALIZADA". Para finalizar, retire seu comprovante impresso.

Biometria não cadastrada ou dificuldade no uso do terminal
Caso o beneficiário não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida no equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

O comprovante da prova de vida, impresso pelo equipamento, é a garantia que o recadastramento foi efetivado.

Prazo-limite
O aposentado ou pensionista da PBH que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de aniversário terá o pagamento do seu benefício suspenso até que regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Exceções
Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco:

  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade
  • Caso o beneficiário esteja impedido de se locomover por questões médicas
  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo
  • Quando sua biometria não puder ser lida por qualquer motivo
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior

Leia mais:
Escala de vencimento do IPVA 2022 em Minas começa em 21 de março; confira calendário
Polícia procura homem suspeito de matar ex-namorada e fugir em ambulância, no Norte de Minas