Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE) do Governo de Minas está com inscrições abertas, até 21/8, para a quinta turma. A iniciativa, lançada em novembro, tem como propósito auxiliar os prefeitos eleitos em 2020 na condução de políticas econômicas que levem os municípios a recuperar as perdas ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

O programa, conduzido por meio da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Agência Metropolitana de Belo Horizonte e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), já atendeu mais de 80 municípios.

economia

A estratégia permite a preparação de lideranças locais e regionais para processos como atração de novos investimentos e desenvolvimento de negócios

​Os participantes são selecionados pela Fundação João Pinheiro a partir de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pela pandemia em Minas Gerais. As aulas são on-line e acontecem sempre em dois finais de semana, em período integral, totalizando 28 horas de formação para as lideranças e oito horas de oficinas com as equipes municipais. Ao longo de 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades.

Na prática

A estratégia permite a preparação de lideranças locais e regionais para processos como atração de novos investimentos, desenvolvimento de negócios, geração de empregos e fomento ao empreendedorismo. Para isso, o LRE aborda conhecimentos econômicos e tributários para a elaboração de políticas públicas efetivas. 

Ao longo do programa, os participantes são estimulados a desenvolver comportamentos e a utilizar técnicas de liderança para mobilizar esforços e recursos de forma assertiva para ampliar a capacidade de recuperação econômica.

O LRE também aborda formas de criação e implementação de ações para a retenção e a expansão de negócios, além de métodos de utilização dos instrumentos de planejamento urbano para alavancar o desenvolvimento econômico local.

Para mais informações sobre o LRE, clique aqui.

(*) Com informações da Agência Minas

Leia mais:
Moradores de BH infectados com variante Delta tiveram sintomas leves, ficaram isolados e passam bem
Fornecimento de água é interrompido em bairros de BH, Contagem e Ibirité nesta terça; veja os locais