Uma operação para orientar o fluxo e fiscalizar irregularidades no trânsito durante as atividades de fim de ano tem início nesta quinta-feira (13), em Belo Horizonte. A BHTrans adota a medida devido à intensa concentração de veículos e pedestres em centros comerciais entre o Natal e o Ano Novo. 

Garantir que veículos não estacionem em local proibido, parem em fila dupla, avancem o sinal ou fechem os cruzamentos são alguns objetivos da ação. Cerca de 400 agentes da empresa que orienta o trânsito no município estarão espalhados por todas as regionais para dar segurança à circulação de pedestres até o dia 6 de janeiro.

Além do hipercentro, os agentes da BHTrans, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão também nos centros de bairros, onde as compras de Natal e fim de ano são intensas, como na avenida Sinfrônio Brochado, no Barreiro, ou na rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova. 

“Nesses locais, a unidade integrada de trânsito garante que os espaços necessários para a circulação estejam liberados. Ou seja, que o pedestre tenha segurança para atravessar ruas e avenidas e andar nos passeios, que os veículos encontrem e respeitem vagas definidas para estacionamento de idoso e operação de carga e descarga, preservando e permitindo também o abastecimento das lojas”, explica a superintendente de ação regional da BHTrans, Maria Odila Matos.

Confira os locais onde ocorrerá a operação: 

No hipercentro a operação se concentra nas áreas da Savassi, Rodoviária, Barro Preto, Praça da Liberdade (iluminação de Natal), Praça da Estação, Parque Municipal, da Praça Sete, do Mercado Central, Rua Curitiba (Galeria do Ouvidor), dos shoppings Cidade, Diamond Mall, Pátio Savassi e shoppings populares.

Na região Centro / Sul serão intensificadas as ações no entorno do BH Shopping (avenidas Raja Gabaglia, Luiz Paulo Franco e BR 356), av. Nossa Senhora do Carmo, operação presença no trevo do Belvedere, as avenidas Raja Gabaglia, Prudente de Morais e Bandeirantes. Também será intensificada a operação no entorno do Pátio Savassi, Shopping Cidade, Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Ponteio, Shopping Populares da Área Central, centro comercial da Savassi e Barro Preto e Mercado Central.

Nas regiões Barreiro e Oeste serão priorizados o centro comercial, o Centro e o Via Shopping, no Barreiro; e as áreas comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho, especialmente as avenidas Francisco Sá e André Cavalcanti (Gutierrez); Afonso Vaz de Melo, Olinto Meireles e Sinfrônio Brochado (Barreiro); Mário Werneck (Buritis) e Rua Úrsula Paulino (Betânia).

Nas regiões Norte e Venda Nova serão priorizados os monitoramentos do Centro Comercial de Venda Nova, especialmente Rua Padre Pedro Pinto,  Avenida Vilarinho, Avenida Dr. Cristiano Guimarães, a região do Shopping Estação BH e os centros comerciais dos bairros Santa Mônica e Céu Azul.

Nas regiões Noroeste e Pampulha serão intensificadas ações nas proximidades do shopping Del Rey, Pampulha Mall, Via Brasil Pampulha, das avenidas Antônio Carlos, Pedro II, Carlos Luz, Portugal, Abílio Machado, das ruas Padre Eustáquio, Monteiro Lobato, Conceição do Mato Dentro, dos supermercados Via Brasil e Super Nosso (Bairro Itapoã) e Carrefour (Bairro Ouro Preto), do Centro Comercial do Bairro Ouro Preto e do Aeroporto.

Na região Nordeste a atuação será nos bairros Cidade Nova, São Paulo, da Avenida Cristiano Machado, do Minas Shopping, da Feira dos Produtores e do Centro Comercial Hot Point (Bairro Cidade Nova).

Na região Leste serão priorizados os bairros Floresta (especialmente próximo às ruas Jacuí, Pouso Alegre, Itajubá e Avenida Silviano Brandão), do Boulevard Shopping e entorno da Estação José Cândido da Silveira, que é utilizada como terminal de apoio da Rodoviária.