A 58ª Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais começa nesta terça-feira, (22), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Nesta edição, haverá cerca de 1,2 mil animais entre bovinos, equinos, ovinhos e caprinos de várias raças, de criadores do Estado e de outras localidades. 

Durante os cinco dias de exposição, serão realizadas as tradicionais competições que avaliam os padrões morfológicos de cada raça exposta, com premiações em diversas categorias. No caso dos equinos, serão realizadas também as provas de pista, para avaliação do andamento (marcha). 

Entre os muitos leilões agendados, o destaque será para os 60 lotes de jumentos pêga e cavalos pônei e pequira, com estimatia de faturamento de R$ 600 mil.

Quem gosta de comprar produto da roça vai encontrar cachaças, queijos, mel, embutidos, doces, hortaliças e frutas orgânicas, derivados lácteos, cogumelos, trutas, peixes e outros itens para a venda. A programação do evento inclui, ainda, galpões temáticos e agenda de oficinas  diversas. A tradicional Minifazenda vai fazer a festa de crianças e adultos que visitarem o evento, com animais de pequeno porte.

A 58ª Exposição Estadual Agropecuária é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Sistema da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). A entrada é franca.

A programação está no site.