Quatro viadutos de Belo Horizonte passarão a abrigar projetos sociais nos baixios a partir desta quarta-feira (22). Academia, cabeleireiro, mercado de agricultura familiar são algumas das propostas que serão postas em prática pela prefeitura e pelos autores das iniciativas. Todos os projetos foram enviados por associações e entidades sociais interessadas em promover a convivência, a valorização e a ocupação dos espaços locais.

Os viadutos Santa Tereza, no Centro,  Ângelo Pedersoli, sobre a Via Expressa, no Prado, Sara Kubitschek, sobre a avenida Olegário Maciel, no bairro Bonfim, foram selecionados para receber os projetos de revitalização. O elevado Nansen Araújo abrigará iniciativas em dois trechos distintos: uma na rua Saturnino de Brito, no Centro, e outra na rua Itapecerica, na Lagoinha. 

Conforme a PBH, são escolhidas iniciativas que proponham a utilização das áreas levando em conta o desenvolvimento de atividades socias ou comerciais, aspectos de revitalização urbanística e paisagística dos locais, e a conservação, a manutenção e a limpeza dos baixios. Os projetos também podem ter fins econômicos. 

Desde 2015, o município mantém aberta consulta pública para que qualquer cidadão que tenha um projeto de ocupação das áreas embaixo de viadutos possa enviá-lo à prefeitura. As propostas aprovadas para receber os termos de Direito Real de Uso foram selecionadas a partir deste mecanismo. 

Confira os projetos: 

ENTIDADE

VIADUTO

BAIRRO

PROPOSTA

Sindicato dos Empregados nas Empresas de Transporte de Valores no Estado de Minas Gerais (Sinttrav MG)

Viaduto Ângelo Pedersoli, sobre a Via Expressa

Prado

Serviços de alimentação, atendimento jurídico, cabeleireiro.

Centro dos Chauffeurs de Belo Horizonte

Viaduto Sara Kubitscheck – Viaduto B,  sobre a Av. Olegário Maciel

Bonfim

Banheiros, loja e oficina.

Central Única de Favelas – Minas Gerais (CUFA MG)

Viaduto Santa Tereza

Centro

Áreas para exposição, eventos, comercial, esporte e lazer.

Fundação Doimo

Viaduto Nansen Araújo (Viaduto A, trecho da Rua Saturnino de Brito)

Centro

Mercado de agricultura familiar

Academia Tostão

Viaduto Nansen Araújo (Viaduto A, trecho da Rua Itapecerica)

 Lagoinha

Área de prática esportiva.