A prefeitura de Belo Horizonte proibiu, nesta sexta-feira (24), a presença de food trucks e a realização de atividades de comércio exercidas em veículos automotores em regiões específicas da cidade onde ocorrerão atividades de Carnaval durante o feriado. A medida começa a valer a partir de hoje e vai até a próxima terça-feira (28). 

O texto foi publicado no Diário Oficial do Município e diz que a medida tem objetivo de garantir a “preservação da segurança, [...] considerando a aglomeração de pessoas nos eventos do Carnaval de BH 2017”. 

A proibição afeta as principais vias das regiões Centro-Sul, Leste e Norte do município. A avenida Sebastião de Brito, que receberá o bloco do Tchanzinho da Zona Norte a partir das 16 horas de hoje, também terá comércio restrito entre os dias 24 e 25. 

A medida é respaldada pelo Código de Posturas de Belo Horizonte (lei nº 8.616 de 14 de julho de 2003). O documento garante que a prefeitura “poderá estabelecer, em área específica, proibições adicionais relativas a horários e a locais para o exercício de atividade comercial em veículos”. Os comerciantes que descumprirem a determinação estarão sujeitos a penalidades. 

Veja as ruas em que os food trucks não poderão circular: 

Região Centro-Sul
- Avenida Brasil, entre a Avenida Afonso Pena e Rua Manaus; 
- Avenida Bernardo Monteiro; 
- Avenida João Pinheiro e ruas laterais; 
- Rua da Bahia, entre Rua Guaicurus e Avenida Amazonas; 
- Rua Guaicurus, do lado direito, no sentido da Praça da Estação para a Rua Curitiba.

Região Leste 
- Rua Petrolina, e ruas laterais.

Região Norte 
- Avenida Sebastião de Brito (apenas entre 24/02 e 25/02).