Mais de 145 mil casos de Covid-19 foram confirmados em Minas nos últimos cinco dias. Apenas no boletim epidemiológico desta sexta-feira (28), foram 40.753 novas notificações, o que representa o recorde de contaminações registradas no Estado desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Só no mês de janeiro, mais de 426 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus, elevando para 2,6 milhões o número de doentes em todo o território mineiro. 

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também indicam 175 óbitos confirmados entre segunda (24) e sexta-feira. Até o momento, a Covid-19 foi responsável pela morte de 57.137 mineiros.  

A elevação de casos acontece no mês em que a variante Ômicron do coronavírus avança pelo país. A previsão do secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, é de que o pico de casos dessa nova onda de Covid seja atingido até 1º de fevereiro.

Vacinação

Até a manhã desta sexta, mais de 15,8 milhões de mineiros concluíram o esquema vacinal contra a Covid, o que representa mais de 87% da população com 12 anos ou mais. 

Já a primeira dose foi aplicada em 16,6 milhões de pessoas, sendo 92% do público-alvo. Ao todo, 41,8 milhões de doses foram enviadas para o Estado pelo Ministério da Saúde, das quais 38,3 milhões foram distribuídas aos municípios.

Leia mais:
Com mais de 40 mil doentes em 24h, Minas tem novo recorde de infectados por Covid
Crianças de 9 anos com comorbidades recebem a primeira dose da vacina contra a Covid, em BH
Brasil bate novo recorde de casos de Covid em 24h, com quase 229 mil notificações