Belo Horizonte vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 9 anos sem comorbidades. De acordo com o calendário divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (26), essa faixa etária será dividida em dois grupos, convocados em dias diferentes. Ainda nesta semana, haverá repescagem para primeira dose crianças e reforço em adultos já convocados (confira calendário completo abaixo).

Na quinta (27), poderão se imunizar crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação.

Na sexta (28), é a vez das crianças sem comorbidades nascidas de julho a dezembro de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação.

De acordo com a PBH, a nova convocação acontece após o município ter recebido 15.940 doses de Pfizer destinadas a crianças. A ampliação para outras faixas etárias será feita de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas.

Confira o cronograma atualizado: 

Quinta-feira (27)

  • Primeira dose para crianças de 9 anos sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2012
  • Dose de reforço para pessoas de 46 anos, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF
  • Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação
  • Repescagem para crianças sem comorbidades de 11 e 10 anos, completos até a data da vacinação

Sexta-feira (28)

  • Primeira dose para crianças sem comorbidades nascidas de julho a dezembro de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação
  • Dose de reforço para pessoas de 45 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF
  • Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação
  • Repescagem para crianças sem comorbidades de 10 e 11 anos, completos até a data da vacinação
  • Repescagem para crianças de 9 anos sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2012 

Crianças

Para se vacinar, as crianças com ou sem comorbidades devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. 

Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado no portal da Prefeitura, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. 

Dose de reforço

Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de pelo menos quatro meses.

Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas desde 19 de janeiro, se uma pessoa, independentemente da idade, já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30. A vacinação nas escolas é das 9h às 16h.

A Prefeitura reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Leia Mais:
Com mais de 36 mil casos em 24 horas, Minas bate novo recorde de infecções na pandemia
Brasil vai receber 7,2 milhões de doses pediátricas da Pfizer contra a Covid-19 em fevereiro