A distribuição de doses de CoronaVac para aplicação de primeira e segunda doses em crianças de 6 a 11 anos (também pode ser dada a adolescentes até 17) começou em Minas Gerais nesta segunda-feira (24). A expectativa do governo estadual é distribuir 400.860 imunizantes para todas as Unidades Regionais de Saúde (URS) até a tarde desta terça-feira (25).

Também nesta segunda, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou as recomendações enviadas aos municípios. A pasta orienta a realização da vacinação de crianças em local separado dos adultos e que o imunizante contra a Covid seja administrado com intervalo mínimo de 15 dias de outras vacinas do calendário infantil.

A SES-MG recomenda ainda que os profissionais de saúde informem aos responsáveis pelas crianças sobre possíveis efeitos colaterais da CoronaVac e que os postos de saúde tenham profissionais preparados para observar e tratar sintomas adversos.

Do total de doses que estão sendo distribuídas, mais de 100 mil foram enviadas para as 39 cidades da URS de Belo Horizonte. A capital recebeu pouco mais de 40 mil e começará a aplicá-las nesta quarta-feira (26) em crianças de 10 anos sem comorbidades.

Leia mais:
Taxa de ocupação de UTIs para Covid ultrapassa 90% em BH; enfermarias também continuam no vermelho
'Meu ex-marido não quer que nosso filho seja vacinado'; qual o direito da criança? Advogada explica