Pelo menos 14 casos de Flurona já foram notificados em Minas. A dupla infecção por gripe e Covid-19 foi confirmada em pacientes de nove cidades. Os dados são Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Não há mortes.  

As notificações da coinfecção pelos vírus SARS-CoV-2 e Influenza ocorreram após testes feitos em laboratórios particulares, que foram reportados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG). 

São cinco casos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, dois em Poço Fundo, no Sul de Minas, e o restante em Belo Horizonte, Araxá, Ipatinga, Itamonte, Monte Carmelo, São Lourenço e Uberlândia.

A SES informou que acompanha a evolução dos pacientes e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação. Segundo a pasta, não há registros suspeitos em investigação.

A confirmação dos 14 casos de Flurona ocorre no mesmo dia em que houve recorde de Covid, com 18 mil registros em apenas um dia

Infecção simultânea não é incomum

Em nota, a SES esclareceu que, antes da pandemia de Covid-19, já havia a detecção laboratorial simultânea do vírus Influenza e outros vírus respiratórios, como, por exemplo, o rinovírus.

A pasta explicou que, “muitos dos vírus respiratórios compartilham não apenas da mesma sazonalidade, mas de vias de transmissão semelhantes, logo, a exposição simultânea a dois agentes distintos pode ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos muito próximos, causando uma coinfecção”.

Segundo a Secretaria, no contexto da pandemia no Brasil, os primeiros casos de coinfecção causadas pelos vírus Influenza e SARS-CoV-2 começaram a ser identificados em um momento em que há intensa circulação de ambos.

A SES informou que as implicações dessa coinfecção específica, como quadro clínico, gravidade, duração e complicações, ainda estão sendo estudadas ao redor do mundo.

O órgão orienta que a população siga os protocolos sanitários de combate ao vírus da Covid-19 e da influenza, como lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.

Leia também:
Minas confirma mais 18 mil casos de Covid e tem recorde de notificações registradas em 24 horas
Testes positivos para Covid-19 aumentam 51% em Minas em 14 dias, segundo laboratório