Um deslizamento de terra deixou moradores assustados na manhã desta terça-feira (11) em São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, distrito de Nova Lima, na Grande BH. Há relatos de que um dique teria se rompido na região, mas a informação foi negada pela Defesa Civil da cidade.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram diversos trechos inundados no distrito. "Olha o tamanho do estrago, muita água misturada com lama. Também está cheio de madeira aqui, não sei de onde veio, mas deixou tudo travado", comentou um morador.

Procurada pela reportagem, a mineradora Vale, que atua na região, informou "que não houve alteração estrutural ou no nível de emergência em nenhuma de suas estruturas da mina Mar Azul, em Macacos (Nova Lima)". Segundo a empresa, as imagens mostram consequências de um "deslizamento de terra natural provocado pelas fortes chuvas na região".

Segundo a Defesa Civil de Nova Lima, uma ponte ficou submersa no distrito. Além disso, duas vias foram obstruídas: uma que liga Nova Lima a Capela Velha; e outra que liga Macacos a Capela Velha. Moradores que precisam sair da cidade estão fazendo desvio pelo condomínio Passárgada.

Além dos problemas com a chuva, moradores relatam falta de luz desde a tarde dessa segunda-feira (10). A reportagem procurou a Cemig para entender a situação no local e prazos de normalização da energia, e aguarda retorno.

Leia mais:
Sobe para 19 o número de mortes em decorrência das chuvas em Minas
Chuva não dá trégua e Defesa Civil amplia alerta de risco geológico alto em BH até sábado