Moradores de Itabirito, na região Central de Minas, estão ilhados em decorrência das chuvas que atingem Minas Gerais. Com a interdição da BR-040 pelo vazamento de um dique da Vallorec em Brumadinho, o acesso à cidade está impedido na manhã deste domingo (9).

Os danos na cidade ainda não foram contabilizados pela prefeitura. Até o momento, não há registro de mortes. Entretanto, o executivo alerta que os riscos seguem altos. "Famílias que moram em locais de risco já foram retiradas e realocadas com segurança para se alimentar e higienizar", explicou.

De acordo com o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), a situação é caótica. "O volume do rio subiu muito, e invadiu o centro da cidade. Nós perdemos lojas, farmácias e diversas peças de roupa", lamentou.

A Defesa Civil estadual já foi acionada para atuar junto às ocorrências. A recomendação da prefeitura é que as pessoas não saiam de casa e não se submetam a riscos desnecessários na cidade.

Na manhã deste domingo, dois pontos de interdição complicam a entrada para a cidade, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF):

Km 572, deslizamento de encosta, interdição da faixa direita sentido RJ, fluxo pela faixa esquerda.
Km 598, entre Itabirito e Congonhas, deslizamento de encosta, interdição da faixa direita sentido RJ, fluxo pela faixa esquerda.

Leia mais:
BR-040 segue interditada em Nova Lima e tem trânsito comprometido em outros pontos; veja quais
Chuva provoca transbordamento do Rio das Velhas e deixa ruas alagadas em Raposos, na Grande BH