As prefeituras de Raposos, Nova Lima e Santa Luzia, todas na Grande BH, monitoram o nível do Rio das Velhas desde essa sexta-feira (7). A Defesa Civil foi acionada nas três cidades, em decorrência das fortes chuvas que atingem a região há dias. Até o momento, não houve vítimas ou famílias desabrigadas.

Em Santa Luzia, a prefeitura emitiu alerta de chuvas intensas durante todo o fim de semana. Também foi comunicada a possibilidade de transbordamento do rio, que, segundo o prefeito Christiano Xavier (PSD), chegou ao nível de 5,6 m, considerado “muito elevado” pelo Executivo.

A previsão, nas próximas 72 horas, é de 125 mm de chuva na cidade. Em comunicado, a prefeitura recomendou maior atenção das famílias ribeirinhas, e pediu para que os moradores não passem por pontos de alagamento durante a chuva.

Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, o rio também é monitorado desde essa sexta. Já na tarde deste sábado (8), a Defesa Civil da cidade emitiu comunicado alertando para “elevação do Rio das Velhas com tendência a continuar subindo”. O órgão destacou a grande precipitação nas últimas horas, e pediu atenção dos moradores a novos alertas emitidos. 

Já em Raposos, equipes da prefeitura e da Defesa Civil foram até pontos de atenção nessa sexta e recomendaram que moradores em áreas de risco, como os bairros Várzea do Sítio e Matadouro, redobrem a atenção, por conta da previsão de novas pancadas ainda neste fim de semana.

Leia Mais:
Vídeos de diferentes ângulos mostram desespero de turistas na hora da queda de paredão em Capitólio
Chuva provoca transbordamento do Arrudas, destrói Tereza Cristina e coloca famílias em risco
Marinha vai abrir inquérito para investigar queda de paredão em Capitólio