Todas as nove regiões de BH estão sob alerta de risco geológico neste sábado (8). No comunicado emitido pela Defesa Civil da capital nessa manhã, o órgão chama atenção para a possibilidade de desabamentos, alagamentos e outros acidentes provocados pelo alto volume de chuvas previsto para os próximos dias.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Cel. Waldir Figueiredo, o volume de chuva até a manhã deste domingo (9) deverá variar de 80 a 100 mm. A notificação está ativa até a próxima terça-feira (11). 

Carro de som

A população tem sido notificada por meio de um carro de som da corporação. No aviso, os moradores são orientados a, em qualquer sinal de deslizamento, sair de casa e procurar um local seguro para se abrigar.

“Esse índice é bastante significativo. Somado ao que já foi registrado ao longo desta semana, potencializa muito a ocorrência de desastres de natureza geológica, por isso, é muito importante que as pessoas redobram as suas atenções, observem os sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros, colapsos de de moradias, deslizamentos de encostas e principalmente, não permaneçam nesses locais", diz o subsecretário. 

Cuidados

Para se proteger, moradores devem redobrar a atenção no grau de saturação do solo e sinais construtivos como quedas de muros e desabamentos. Os sinais clássicos de deslizamento são: trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de postes ou árvores.

alerta de risco geológicoAlerta de rescio geológico forte ficará até a manhã deste domingo (9)

Emissões de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.l público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Leia mais
Número de desabrigados pelas chuvas em Minas já é o dobro do registrado no último ano

Chuva não para em BH até a próxima semana; entenda o tempo instável na capital