O trânsito nos dois sentidos do elevado Dona Helena Greco, no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi liberado ainda na manhã desta quarta-feira (5). A informação foi confirmada pela BHTrans às 10h05. 

Na noite de terça (4), o elevado foi fechado depois que um veículo colidiu com uma das vigas transversais do viaduto, que sofreu avarias. Nesta manhã, equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) estiveram no local para realizar a avaliação da estrutura atingida. Conforme informou a Defesa Civil municipal, um caminhão de 45 toneladas foi mobilizado para apoio na operação. 

Segundo o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, a segurança no elevado segue “100% garantida” após o trabalho. “Os engenheiros verificaram o deslocamento da viga, ficou apenas um terço apoiada, então desde ontem optamos por interditar pela segurança de todos que passam por aqui. É um trabalho minucioso e técnico, mas temos certeza da segurança”, disse. 

Castilho informou, ainda, que a prefeitura tenta identificar a placa do veículo que causou o acidente para que sejam tomadas "todas as providências necessárias". "O local não teve nenhum problema na estrutura e o dano que houve será recuperado no domingo. Neste dia vamos fechar uma das vias para realização do trabalho", concluiu.

De acordo com a BHTrans, o trânsito no local está voltando a fluir normalmente. 

Entenda

Pouco depois das 22h, o elevado foi fechado após o acidente, que ocorreu na trincheira da Avenida Pedro II para o viaduto, no sentido bairro-Centro. Com o deslocamento da estrutura, havia risco de colapso, segundo técnicos da Defesa Civil. Linhas de ônibus que trafegam pelo local chegaram a ser desviadas.

Leia mais:
Elevado Dona Helena Greco segue interditado nesta quarta após acidente; Sudecap avalia estrutura
Imóveis são interditados pela Defesa Civil após deslocamento de muro do Minas Shopping
Talões de estacionamento rotativo de BH perderão validade em janeiro; veja como trocar por créditos