A imunização contra a Covid-19 tem avançado e, em Minas, 72,35% da população já foi vacinada com as duas doses do imunobiológico. Mesmo assim, o índice de pessoas internadas em decorrência da doença ainda é alto. Nesta terça-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) informou que 54% dos pacientes que precisam de tratamento intensivo estão com o esquema vacinal incompleto. 

Nos dados apresentados pelo Governo de Minas, considerando as pessoas que estão hospitalizadas em leitos de enfermaria, esse índice é ainda maior, 70%. Já 18% dos internados nas Unidades de Terapia Intensiva não receberam nenhuma dose do imunizante; nas enfermarias a porcentagem é de 13%.

Conforme a SES-MG e outros órgãos de saúde, as vacinas contra a Covid-19 são eficazes na prevenção da doença, mas nenhuma apresenta 100% de eficácia contra o contágio do vírus. Entretanto, os imunizantes diminuem consideravelmente as chances de o paciente desenvolver a forma grave da doença. “As pessoas vacinadas que contraem a Covid-19 possuem maior probabilidade de apresentarem sintomas leves”, afirma a secretaria. 

Vacinação em BH

Em Belo Horizonte, o último informe atualizado sobre a imunização, aponta que 81,1% das pessoas que moram na capital receberam as duas doses da vacina. Já 87,6% receberam a primeira dose. 

Leia também
Taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI destinados à Covid-19 cresce em BH
Minas confirma mais de 2 mil casos de Covid pelo segundo dia seguido