Um tamanduá mirim foi encontrado entre a roda traseira e o para-lama de um veículo em Tupaciguara, região do Triângulo, e capturado por militares do Corpo de Bombeiros. O incidente aconteceu nesta quinta-feira (23) na avenida Teodomiro Martins Prudente, bairro Nova Esperança.

Segundo a corporação, a captura do animal foi feita em segurança e ele não apresentava nenhum ferimento. Após o resgate, o tamanduá foi devolvido à natureza, em seu habitat natural, longe da zona urbana da cidade.

Conhecido também como mambira e tamanduá-de-colete, o tamanduá-mirim e, segundo o Instituto Chico Mendes, a espécie ocorre em todos os biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, sendo enquadrada na categoria menos preocupante quanto à preservação. As principais ameaças identificadas são perda de hábitat natural causada por incêndio, conversão de terra para atividade agrária, predação por espécie exótica, desmatamento, aumento da matriz rodoviária e caça. Em algumas partes da sua distribuição pelo país, o animal é caçado para o consumo e utilizado como espécie de estimação.

Leia também:
Jovem morre e três ficam feridos em acidente na BR-040
Oficial da PM de Belo Horizonte morre em acidente na MG-164 no interior de Minas