Na manhã desta terça-feira (21), o Hoje em Dia acompanhou o trabalho de uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), na rua Alagoas, entre a avenida Afonso Pena e rua dos Timbiras, no bairro Boa Viagem, região Centro-Sul da capital. No local, foram realizadas 11 podas e uma remoção de árvores. O trânsito local, segundo a BHTrans, precisou ser interditado para os trabalhos.

O serviço, conforme informou a administração municipal, foi feito mediante solicitação da população. “A atividade é realizada de acordo com os laudos emitidos. São priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos humanos ou materiais e que já possuam laudos indicando a supressão, com iminente risco de queda”, disse por meio de nota. 

O trânsito foi liberado logo após o fim dos trabalhos, por volta das 12h.

Serviço

O período chuvoso aumenta a possibilidade de ocorrências relacionadas à queda de árvores. Por isso, em BH, em caso de estruturas já condenadas ou que possam apresentar riscos de danos humanos ou materiais, são realizadas podas ou remoção completa. 

Para solicitar o serviço, o morador da capital deve entrar em contato com a prefeitura por meio dos canais oficiais de atendimento, como aplicativo PBH APP ou pelo site. Um número de protocolo será disponibilizado para acompanhamento da demanda.

Segundo a Sudecap, em 2021, até o mês de novembro, foram realizadas 22.582 podas e 4.973 supressões. 

Leia mais:
Minas tem 14 cidades sob alerta de tempestades com risco de alagamentos; veja quais
Parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, é fechado por suspeita de caso de raiva
Metade das cidades no Brasil não mapeia áreas de risco de inundação