O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapuã, na região Norte de Belo Horizonte, foi fechado por tempo indeterminado devido à suspeita de um caso de raiva. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a àrea verde foi interditada na quarta-feira (15).

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) explicou que a ação foi necessária após o óbito de um felino, encontrado na região, com forte suspeita de positividade para a doença. A decisão seria uma medida preventiva, uma vez que o mamífero foi localizado fora das imediações do parque e por ainda ser um caso em investigação.

A circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância contínua pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 2021, foram diagnosticados 24 morcegos positivos para a raiva na capital, além do caso do felino que agora está em investigação.

“Sempre que é feito o recolhimento de algum animal com suspeita da doença são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos. O raio das ações preventivas e de bloqueio será de mil metros do local onde foi encontrado o animal. Os agentes de zoonoses repassam orientações para a população quanto aos cuidados e é feita a verificação vacinal dos animais domésticos. Os que não foram vacinados recebem a vacina contra raiva”, informou a FPMZB.

Orientação

O órgão pede que à população que, em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, não toque ou tente remover e que é necessário acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada. Os telefones são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156.

O executivo municipal também vai intensificar a vacinação contra a raiva de animais, ampliando os pontos de imunização.  Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

Além do Centro de Controle de Zoonoses (Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo), a partir da próxima segunda-feira (20), a vacina contra a raiva será aplicada nos locais abaixo:

  • Barreiro: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas
  • Leste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas
  • Noroeste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas
  • Oeste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas
  • Pampulha: Avenida Professor Magalhães Penido, 770 – São Luiz Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30

Leia também:
Uai Praça Sete vai fechar a partir do dia 24 para obras e só retorna em 2022
Apesar do céu claro, BH tem alerta para pancadas de chuva de até 40 mm neste sábado
Após suspeita de caso de raiva, Parque Lagoa do Nado permanecerá fechado por tempo indeterminado
Anvisa aprova a comercialização de nova medicação à base de Cannabis