O dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Belo Horizonte é marcado por pedidos e agradecimentos de fiéis que são devotos da santa. Há quem vista camisas com a imagem de Nossa Senhora, leve terços e acenda velas como forma de homenagem. Na capital mineira, a quarta-feira (8) é toda dedicada a ela. No tradicional Santuário, localizado no bairro Lagoinha, região Noroeste, há várias missas programadas durante todo o dia. 

A demonstração da fé pode ser vista por meio de orações, objetos e gestos. No caso do aposentado Robson Geovani Moreira, de 68 anos, a devoção vem quase de berço e é celebrada até os dias de hoje. 

devoto de nossa senhora

“Sou devoto desde que nasci. O primeiro passeio no colo da minha mãe foi aqui na igreja. De lá pra cá, todo ano nós estamos aqui presentes. A gente vem agradecer e pedir, como todo devoto faz”, disse. 

Cristina Vaz, de 46 anos, aposentada, também esteve no Santuário durante a manhã. Vestindo uma camisa com imagem de Nossa Senhora e com um terço em mãos, ela aproveitou a data para agradecer o fato de estar vencendo um câncer de mama. 

Fiéis missa Nossa Senhora da Conceição

“Faço tratamento e graças a Deus e à Nossa Senhora, que nos leva ao colo de Jesus todos os dias, eu estou vencendo a batalha no tratamento. Eu não podia deixar de vir agradecer”, afirmou. 

No caso da recepcionista Maria das Graças de Almeida, de 73 anos, o dia também será de agradecimentos por graças alcançadas com a intervenção da santa. “Amigos, família, todos devotos. Nossa Senhora não importa o título dela, o que importa é o que ela é na nossa vida. Mãe de Deus, nossa mãe”, concluiu. 

devota nossa senhora

Celebrações

Nesta quarta, a primeira celebração no Santuário do bairro Lagoinha foi iniciada ainda de madrugada, às 4h. Até às 20h, as missas serão realizadas com intervalos de duas horas. 

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é uma herança da colonização portuguesa. Foi protetora do Brasil, no período colonial, proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro I.

No século XX, o título passou para Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Segundo os católicos, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada de mácula e concebeu seu filho livre de qualquer pecado. A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477. E, segundo a Ogreja Católica, todos os fiéis devem participar da missa, como se fosse um domingo.

Leia mais:
Fiéis celebram dia de Nossa Senhora da Conceição em BH; haverá missas o dia todo
Milhares de católicos devem celebrar dia de Nossa Senhora da Conceição durante o feriado
Comércio de BH projeta faturamento de R$ 3,2 bilhões com vendas do Natal