A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de chuvas na capital ao longo desta quinta-feira (2). O comunicado prevê chuva de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento que podem chegar aos 50 km/h. O alerta é válido até às 8h desta sexta-feira (3).

Em decorrência do risco, o órgão ainda fez uma série de recomendações à população, relacionadas à proteção contra descargas elétricas e ações em momentos de alagamento, dentre outras:

  • Redobre a sua atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

Receba alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

 

Leia mais:
Segundo Ministério da Saúde, 90% dos brasileiros adultos já tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid
BH pode ter 'Carnaval' com Bell Marques na Praça Sete caso o Galo seja campeão nesta quinta