Belo Horizonte está sob novo alerta de chuvas até a manhã deste sábado (13), conforme comunicado emitido pela Defesa Civil da capital. A possibilidade é de 20 a 30 mm de precipitação em menos de 24 horas.

O alerta da Defesa Civil dá sequência ao conhecido período chuvoso em BH, que já vem sendo percebido com a superação de marcas e estimativas para o mês de novembro. Até a manhã desta sexta-feira (12), todas as regionais registraram mais da metade da chuva prevista para o mês. A região do Bareiro é a mais atingida, com 186,6 mm em menos de duas semanas - 78% da chuva prevista até o dia 30.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana começa com mais chuva na cidade. A previsão do órgão é de céu encoberto com pandacas isoladas até o fim do dia. Somado a isso, BH também vê a temperatura caindo, com mínima de 14ºC e máxima prevista de até 20ºC.

Confira as recomendações da Defesa Civil em períodos de risco pela chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Alertas

Moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Leia mais:
Chuvas concentradas neste início de mês deixam BH sob alerta de deslizamentos
Mineirão entrega à Polícia Civil imagens que mostram suspeito de assediar torcedora do Atlético